PRODUTIVIDADE

PRODUTIVIDADE

Para aumentar a produtividade de uma Organização, deve-se AGREGAR o máximo de valor (máxima satisfação das necessidades dos clientes) ao menor custo.
Você deve lembrar-se de que foi estudado, na Seção 2 desta Unidade, que VALOR AGREGADO é o conjunto de melhorias, colocadas em um produto ou serviço, para a máxima satisfação das necessidades dos clientes.
Portanto, PRODUTIVIDADE é agregar valor para satisfazer às necessidades das pessoas, com um menor custo.


O conceito mais moderno de PRODUTIVIDADE é que ela deve ser medida pela relação FATURAMENTO SOBRE CUSTO.


PRODUTIVIDADE=
Faturamento
Custo

Por FATURAMENTO entende-se o PREÇO DA VENDA.
CUSTO significa o TOTAL DE GASTOS COM A PRODUÇÃO DE
BENS OU SERVIÇOS.




A PRODUTIVIDADE diminuirá quando o faturamento diminuir ou não se alterar e o CUSTO começar a aumentar.
A PRODUTIVIDADE aumentará quando o FATURAMENTO aumentar ou não se alterar e o CUSTO começar a diminuir.



 Pode-se concluir que, quanto maior for o faturamento e menor for o custo, maior será a produtividade.
Cabe a todas as pessoas da empresa realizarem um esforço para aumentar o faturamento, que deve ser feito: incentivando a venda de produtos ou serviços mais nobres; reduzindo ou eliminando todos os custos; eliminando desperdícios e repensando a forma de desenvolver atividades.



 Em alguns casos, fatores externos, como limitações de preços por determinações legais, ainda tornam mais necessários os esforços para redução e eliminação de custos.
Estando o faturamento limitado, só com a redução ou eliminação dos custos é que a produtividade poderá aumentar.
É importante a PARTICIPAÇÃO DE CADA PESSOA na elevação da produtividade, pelo esforço individual na redução dos custos.


Da mesma forma que em casa, quando nossos pais nos ensinaram a não desperdiçar água, alimentos, luz, etc, esta mesma atitude tem que ser adotada na empresa.
Algumas pessoas, mais desavisadas, afirmam:
— "Deixa pra lá, não sou eu que estou pagando..."

Nenhum comentário:

Postar um comentário