VALOR AGREGADO

VALOR AGREGADO
Exemplos de valor agregado.

1. O algodão na lavoura está em estado bruto e não apresenta maior interesse para os compradores de roupas. Isto porque não atende às necessidades destes consumidores, logo, tem baixo valor agregado.


Uma empresa resolve, então, colher, beneficiar e agrupar o algodão. Fazendo isto, a empresa está agregando valor ao algodão. Agora, o algodão já pode ser usado como matéria-prima para uma fábrica de tecidos. Nesta fábrica, este algodão passa por outros beneficiamentos e, em seguida, se transformará em fio.


Portanto, cada vez que aquele algodão vai ganhando interesse, certamente aparecerão pessoas dispostas a pagar para obtê-lo e ele estará aumentando seu valor agregado, até chegar, por exemplo, à peça de tecido. Ao comprarmos uma peça de tecido, reconhecemos nela valor e, ao confeccionarmos nossa roupa com este tecido, estamos agregando mais valor ao mesmo.



Agora, pense no produto ou serviço gerado pela empresa em quê você trabalha e na atividade que você desenvolve. Imagine qual foi o valor agregado.

2. Utilizando o mesmo raciocínio da situação anterior, observe:

                                  Minerio de ferro      Barra de ferro        Peça usinada


MAIOR VALOR AGREGADO

A CADA ETAPA AGREGA-SE MAIS VALOR AO MATERIAL


3. Outra situação é a de uma refinaria que recebe o petróleo bruto e lhe AGREGA VALOR, à medida que o refina, até a obtenção de produtos mais nobres, como a gasolina ou o óleo diesel.

Concluindo...

O objetivo principal de uma empresa é a SATISFAÇÃO DAS
NECESSIDADES DAS PESSOAS.
AS EMPRESAS AGREGAM VALOR ATÉ O PONTO DESEJADO PELOS CLIENTES.


Nenhum comentário:

Postar um comentário