A 1º PALAVRA-CHAVE DO PROGRAMA 5S
SEIRI
SELEÇÃO
* japones
* japones
|
é separar o que é necessário do que é desnecessário.
Praticar a SELEÇÃO é separar as coisas de que se precisa das coisas que atrapalham as atividades, evitando acumular papel velho, ferro velho, ferramentas quebradas, equipamentos fora de uso e todas aquelas coisas que guardamos há muito tempo e que não são necessárias às nossas atividades.
Existem coisas de que precisamos muito para desenvolver nosso trabalho. Existem outras que são menos importantes, até mesmo desnecessárias. E isto que precisamos SEPARAR.
Entretanto, é importante lembrar que algumas coisas podem não ser 60 necessárias para nós, mas podem ser para outros colegas. Logo, é fundamental perguntar a todos que fazem parte da nossa equipe se ; coisas são necessárias para eles, ou não.
Observe algumas SITUAÇÕES
1-Situação
Em casa, acumulamos, num determinado lugar, um monte de revistas não usamos mais, nem usaremos, misturadas com outras em ,a todo momento, precisamos dar uma olhada, junto com livros, caixas vazias e roupas...
Você já imaginou o tempo desperdiçado, quando for preciso oncontrar uma revista, com urgência???...
2º situação
Se trabalhamos numa oficina de mecânica de automóveis e, na bancada de ferramentas, continuamos guardando muitas outras ferramentas que não nos são mais úteis, isto dificulta o trabalho, porque normalmente perdemos muito tempo, procurando no meio de muitas ferramentas aquelas que são realmente necessárias ao serviço. Que tal separarmos as ferramentas de que precisamos daquelas de que não mais precisamos? As ferramentas de que nós não precisamos mais poderão ser úteis a outros, ou vendidas como sucata, se não interessarem a ninguém.
-3º Situação
Imagine uma cozinha industrial com o espaço todo tomado, com caixas de alimentos no meio do caminho, com mesas espalhadas, junto aos equipamentos de uso freqüente, com liqüidificadores em cima da pia, com panelas sujas empilhadas no chão, e você trabalhando neste espaço.
Num dia de pressa, você, ou um de seus colegas, poderá até machucár-se, tropeçando numa dessas caixas ou panelas, não acha?
4a Situação
O melhor jogador de basquete de um clube tinha a mania de guardar todos os seus tênis antigos e modernos no mesmo armário.
No dia de um jogo decisivo, ao invés de calçar seu tênis moderno, que lhe daria mais mobilidade e impulsão nos arremessos, calçou um antigo, porque, na confusão de tantos tênis, não encontrou o melhor. Resultado, jogou mal, levando o time a perder a partida.
Que desacerto, não é?
Diante das situações apresentadas, você conclui que praticar a SELEÇÃO é separar o necessário do desnecessário, é manter ao nosso alcance somente os itens necessários. ISTO É UM FATOR DECISIVO!
São BENEFÍCIOS da prática da SELEÇÃO:
- melhor uso do espaço;
- menor custo pela redução de itens e menor perda de tempo na busca do que é necessário;
- aumento das condições de segurança no local de trabalho;
- eliminação dos itens fora de uso;
- eliminação de sucata;
- eliminação de peças que não são mais usadas;
- eliminação de móveis e objetos que não são necessários para a execução da atividade.
Procedimentos para PRATICAR A SELEÇÃO
1) Separar o que realmente é necessário para a realização das atividades da equipe que não é necessário, não esquecendo, porém, de que outros poderão estar interessados naquele material.
2) Manter livres de todos os materiais, ferramentas, peças ou equipamentos as áreas de circulação.
3) Separar os materiais, ferramentas, peças ou equipamentos pelafrequência de uso:
- se usadas a toda hora, guardar no próprio local onde a atividade é executada;
- se são usados todo o dia, guardar próximo ao local onde a atividade se desenvolve;
- se são usados uma vez ou outra (toda a semana), guardar no almoxarifado;
- se não são usados, removê-los da sua área, oferecendo-os a outro que possa precisar ou, simplesmente, descartá-los.
4) Remover de sua área os materiais, ferramentas, peças ou equipamentos
desnecessários à realização das tarefas, oferecendo-os a quem possa
precisar deles ou, simplesmente, descartá-los.
desnecessários à realização das tarefas, oferecendo-os a quem possa
precisar deles ou, simplesmente, descartá-los.
Observe estas situações.
QUALIDADE é você se sentir satisfeito, assim como as pessoas com quem trabalha e aquelas que se utilizam dos produtos que fabrica ou dos serviços prestados por você.
ATENÇÃO!
- Lembre-se: Quanto mais cedo se começa, melhor; assim como no estudo...
Nenhum comentário:
Postar um comentário