terça-feira, 2 de outubro de 2012

Política do 5S: 2º - Organização

A 2º PALAVRA-CHAVE DO PROGRAMA 5S

SEITON

ORDENAÇÃO OU ORGANIZAÇÃO

É colocar as ferramentas, móveis, peças, documentos e tudo mais de que você necessita para execução das atividades no lugar certo, pronto para uso a qualquer momento e por qualquer pessoa.
Organizar é escolher uma forma para Identificar objetos, ferramentas, peças e equipamentos de mesmo modelo, tamanho, nome, etc, para que possam ser guardados em locais adequados, fáceis de serem identificados por qualquer pessoa.
ORGANIZAR é SABER USAR E GUARDAR NO MESMO LOCAL: nunca esquecer que, após o uso, a ferramenta, peça, equipamento ou qualquer outra coisa deve ser devolvida para o seu local.

POR EXEMPLO

A ORDENAÇÃO vem logo após a SELEÇÃO, uma vez que nesta etapa o que é desnecessário já foi separado do que é necessário, bastando, apenas manter tudo que é utilizado para trabalhar em local adequado.
Se o material não estiver em local adequado, há
situações em que alguns minutos ou até segundos podem levar a sérios prejuízos ou causar vários problemas, não só para você, mas para várias pessoas.
Caso o papel timbrado seja encontrado pela secretária, em rápidos segundos... a situação será a seguinte:

exemplo
O diretor da Divisão de Contabilidade pede à secretária para datilografar, em papel timbrado, documento que deve ser enviado ao Presidente da Empresa, imediatamente, uma vez que este precisará viajar, em caráter de emergência, e necessita deixá-lo assinado.
Sua assinatura, neste documento, garantirá aos empregados benefícios financeiros importantes.


Caso a secretária não encontre o papel timbrado para datilografar o documento, a situação será bem diferente. Observe:
- Facilita o acesso às ferramentas, peças e tudo que for necessário ao desenvolvimento das atividades.

    - Melhora a aparência do local de trabalho.

    - Melhora a comunicação, porque a linguagem utilizada é conhecida por todos.


   - Permite identificar, a qualquer momento, onde se encontra uma determinada ferramenta, peça ou qualquer    objeto necessário à execução de uma atividade.

   - Possibilita o uso de uma ferramenta, peça ou qualquer outro item, durante toda a sua vida útil.

  - Facilita a identificação das ferramentas, peças e qualquer outro objeto que necessite de substituição.

Observe estas outras situações e a diferença dos resultados, quando se praticam PROCEDIMENTOS que levam à ORDENAÇÃO e os benefícios que se podem obter.

1a Situação

a) Sem procedimentos de ORDENAÇÃO
b) Com procedimentos de ORDENAÇÃO

 
 2º STUAÇÃO
a - sem procedimento de organização

b - com procedimento de organização

3º Situação
a) Sem procedimentos de ORGANIZAÇÃO
b) Com procedimentos de ORGANIZAÇÃO

4º- Situação

a) Sem procedimentos de ORGANIZAÇÃO
b) Com procedimentos de ORGANIZAÇÃO












Nenhum comentário:

Postar um comentário